quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Minha Mãe Oxum Opará


Oxum Opará


Em uma época onde os deuses viviam na terra, na região da Nigéria existiu duas jovens irmãs: Oxum e Iansã.
Oxum era deusa do ouro e da prata e tinha poderes sobre o ocultismo, Iansã por sua vez era deusa dos raios, tendo assim poderes sobre eles. Oxum carregava consigo o espelho que mostrava toda verdade oculta. Um belo dia Iansã muito curiosa, pegou o espelho e olhou, viu que era mais bonita que Oxum. Toda aldeia ficou sabendo disso e Oxum ficou muito brava.
Resolveu dar uma lição em sua irmã, colocou em seu quarto outro espelho, esse mostrava o lado ruim das coisas. Iansã percebendo a troca foi novamente olhar, ficou chocada com o que viu, em vez de ver sua imagem viu um monstro horrível. Entrou numa tristeza profunda e acabou morrendo.
Os deuses mais velhos descobriram a vingança de Oxum, decidiram castigá-la.
Oxum carregaria Iansã em seu corpo eternamente, seis meses seria Oxum com todas suas características e os outros seis meses seria Iansã. Oxum Opará tem em uma das mãos o espelho e na outra a espada que representa Iansã, dizem que ela é uma deusa guerreira e anda ao lado de Ogum, o deus do ferro e da estrada.

4 comentários:

  1. Adorei essa história de minha mãe, eu não sabia como ela foi tão vingativa com sua irmã. Mas no que diz a respeito o quanto ela é guerreira isso é verdade. Bom pelomenos eu não sei ficar esperando nada vou a luta.
    Gostei muito desse blog.
    Bjus de Fenandinha filha de OXUM OPARÁ

    ResponderExcluir
  2. sou filha de oxum apara so que na minha casa minha mim disse que iansa vem de frende isso pode ser

    ResponderExcluir
  3. gostaria que alguem podesse tira as minhas duvidas

    ResponderExcluir
  4. ADORO LER SOBRE MINHA MÃE E SEMPRE UMA HONRA DESCOBRIR MAIS E MAIS AH SEU RESPEITO,E ME ORGULHAR AINDA MAIS DE SER FILHA DESSA BELISSSIMA GUERREIRA...

    ResponderExcluir